O decaimento radioativo é um processo pelo qual núcleos instáveis de átomos emitem partículas ou radiação e se transformam em núcleos mais estáveis, é uma das pedras angulares da radioatividade. Nesta página, exploraremos os princípios por trás do decaimento radioativo.
1º Lei da Radioatividade
O átomo de um elemento radioativo, ao emitir uma partícula alfa, dá origem a um novo elemento que apresenta número de massa "A" com 4 unidades a menos e número atômico Z com 2 unidades a menos. Observe a desmostração abaixo:
Um exemplo clássico de emissão alfa ocorre no decaimento radioativo do plutônio, no qual uma partícula alfa é emitida, resultando na transformação do elemento plutônio em urânio.
Observe que, para alcançar esse resultado, precisamos subtrair 4 unidades do número de massa (A) e 2 unidades do número atômico (Z) do plutônio (Pu).
2ª Lei da Radioatividade
Nessa emissão, um nêutron se decompõe, originando um próton que permanece no núcleo, um elétron e uma partícula subatômica denominada antineutrino. Todos eles são emitidos.
Quando um átomo de um elemento radioativo “X” emite uma partícula β (um elétron), dá origem a um novo elemento “Y” com o mesmo número de massa (A) e com o número atômico (Z) uma unidade maior. Observe a demostração abaixo:
Um exemplo é a emissão de partícula beta pelo radioisótopo carbono-14:
Observe que, para alcançar esse resultado, o número de massa (A) não foi alterado e foi necessário somar 1 unidade do número atômico (Z) do carbono (C), dando origem ao elemento nitrogênio (N).
Autor: Ingryd Soares C. Pereira
Última Atualização: 21/02/2024
Referências:
ATKINS, P.W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Fonseca, Martha Reis Marques da. Química vol. 3. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2013.
USBERCO, João; Salvador, Edgard. Química Geral. 12ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.